YIIKI AFRICA BOLERO



YIIKI AFRICA BOLERO - IRÈNE TASSEMBÉDO (2020)

Burkina Faso

 

 

SERVIÇO

30/04

20h

Stage Pluss

disponível por 48h

SINOPSE

Este espetáculo é um hino à unidade, à coesão, à partilha e liberdade, para construir este invisível e invencível que constitui o despertar das consciências diante da monstruosidades do mundo contemporâneo: guerras, terrorismo, violência social e de gênero, racismo, tribalismo, escravização de mulheres, etc. A peça reúne jovens bailarinos do continente africano, numa criação coreográfica contemporânea inspirada também em repertórios tradicionais, combinando ritmos, criatividade, energia e virtuosismo. A partitura musical é baseada em uma composição original de 3 músicos de Burkinabè, que se juntam ao “Bolero” de Maurice Rave num impulso de poder e energia final que levará os artistas para um verdadeiro transe criativo e comunicativo.

Sobre Irène Tassembédo

Originalmente de Burkina Faso, Irène Tassembédo mudou para a Europa no início dos anos 80, onde ela desenvolveu uma abordagem completamente nova à dança Africano.


Sua formação muito aberta, a sua exigência pessoal e energia notável fazê-lo levar uma coreografia original, combinando dança contemporânea e dança Africano. Para Irène Tassembédo, dança Africano deve caber no presente, perceber e continuamente reinventar-se, enquanto as suas raízes nas culturas e tradições africanas. Artista por completo, Irène Tassembédo é uma figura importante na cena de arte Africano e Europeu. Ela trabalha regularmente com o diretor Matthias Langhoff desde 1993: atriz de teatro, ela participou como coreógrafo e assistente para a realização de muitas das suas criações desde 1997.Irène Tassembédo persegue uma carreira paralela no cinema e na televisão.

 

FICHA TÉCNICA

Chorégraphie: Irène Tassembédo

Danseurs, danseuses: Gloria Biachi, Tatiana Gueria Nade, Florence Gnarigo, Kallou Victoire Zegbeu dit Zikette, Luc Sanou, Zadi Landry Kipré, Ben Cissé, Evariste Tassembédo, Clément Nikiéma, Lucky Profit, France Nancy Goulian

Performeur: Sahab Koanda

Musiciens compositeurs: Dramane Dembélé, Adiouma Diabaté, Seydou Diabaté dit Kanazoé

 
regua-de-marcas-vivadanca1024_C