espetáculos > TU MARACÁ! Brincantes online

TU MARACÁ! Brincantes online

Celui qui tombe (Aquele que cai)

de Yoan Bourgeois (França) | 14 anos
ESTREIA 1º de maio 2021 (sábado)
disponível por 48h

SINOPSE

TU MARACÁ! – Brincantes Online é uma obra fílmica de dança inspirada nos Maracatus de Baque Solto e de Baque Virado, originários e grandiosamente celebrados em Pernambuco. É dança, é música, é filme, é brincante!! Reis, rainhas, caboclos de lança, calungas, mestres, mestras, alfaias, agbês, gonguês, ganzás, taróis, caixas e afins… Tudo isso brincando online… Das ruas para as casas e das casas para as telas. 

 

É como cantou Nação Zumbi:
“Carrego pr’onde vou o peso do meu som

lotando minha bagagem

Meu maracatu pesa uma tonelada de surdez

e pede passagem”

tu maracá_frame (8)
tu maracá_frame (2)

FICHA TÉCNICA

Diretor, Roteirista e Editor – Ícaro Ramos Assistente de Direção – Leonardo Santos Brincantes/Elenco  – Aline Moreira, Guilherme Silva, Heloísa Maria, Iago Gomes, Ícaro Ramos, Marcos Ferreira, Natália Silva, Rhayman Silva e Ruan Wills. Produtor Executivo – Guego Anunciação Assistente de Produção Executiva – Nanda Rachel Figurinista – Suellen Massena Costureira – Joice Alcântara Sonoplasta – Ricardo Costa Cinegrafista – Alice Rodrigues Cenografistas – Ícaro Ramos, Leonardo Santos e Suellen Massena Assessor de Imprensa – Romário Almeida Designer – Larissa Pinto Oficineiras(o) – Natielly Santos (voz), Nefertiti Coutinho (dança) e Ricardo Costa (música)

BIOGRAFIA DOS REALIZADORES

ÍCARO RAMOS (diretor, roteirista e editor) – Artista da Dança, do Teatro e do Audiovisual e professor de Matemática. No audiovisual, trabalhou como roteirista, editor de áudio e vídeo, cinegrafista ou diretor em trabalhos como “Negreiro” e “Cometa”, de Guego Anunciação e Festival Conexões. Atualmente, é membro do Coletivo ÀWÒ DÚDÚ PRODUÇÕES ARTÍSTICAS E AUDIOVISUAL.

 

LEONARDO SANTOS (assistente de direção) – Artista e Pesquisador da Dança, Mestre, Licenciado, Especialista em Dança e Bacharel em Artes pela Universidade Federal da Bahia. Possui experiência como intérprete no Grupo de Dança Contemporânea da UFBA. Assistente de Direção e Iluminador em espetáculos de Dança e atualmente é, também, diretor do Grupo Jeitus de Dança e Intérprete-criador da Honório Cia. de Dança.

 

ALINE MOREIRA (brincante/elenco) – Bailarina, formada no curso Preparatório/Pré-profissional (FUNCEB) e profissional da Educação Física (UCSAL). Dançou em espetáculos como: “Boi Gira Bumbá”, “Ciganas”, “Dora” e “Assum preto”, de Denny Neves, e “Linha do Arco-íris”, de Lúcia Hellena, na Cia Infanto Juvenil Da Funceb; “Sete”, “Em Breve Espaço Curto de Tempo”, “Sagração da Primavera (remontagem)” e “Acúmulos de Desejos”, da Jorge Silva Cia de Dança; “Via Entre Dois Pontos”, de Camilla Trigo; “Malemolência” e “ID – Um Pouco de Cada em Cada Um”, do Grupo Jeitus de Dança; “Areia”, do Balé Jovem de Salvador; e, “O corpo e a cidade” e “Tak”, do Balé Jovem de Salvador.

 

GUILHERME SILVA (brincante/elenco) – Ator, Bailarino, Iluminador e Artista Plástico. Seu trabalho mais recente foi no especial da Rede Globo de Televisão em “Falas Negras”, onde interpretou Martin Luther King, além de já ter atuado, na mesma emissora, em “O Canto da Sereia”; foi Técnico de Iluminação no trio Mega Lider no Carnaval de Salvador; . Seus outros trabalhos artísticos passaram por: Oficina de Performance Negra ministrado pelo Bando de Teatro

Olodum, onde, depois, atuou nos espetáculos “Áfricas” e “Sonho de uma Noite de Verão”, do Bando de Teatro Olodum; “Da Ponta da Língua a Ponta do Pé”, VilaDança; “Tirania das Cores”, de Asier Zabaleta; Técnico de Iluminação no trio Mega Lider, em um Carnaval de Salvador; nos musicais “O Fino no Samba” e “Dona Ivone Lara – Um Sorriso Negro”, e filmes e séries como: “Café com Canela” e “Pequeno Gigante”.

 

HELOÍSA MARIA (brincante/elenco) – Artista da Dança com formação pela Escola de Dança da FUNCEB, graduada em Pedagogia (UNEB) e licenciada em Letras (UFBA). Atuante em produção e mediação cultural, profissional da dança no projeto OCorpo em Movimento na 3idade, também integrante do Núcleo Dente de Leão e do Delas Coletivo Artístico.

 

IAGO GOMES (brincante/elenco) – Bailarino atuante no Grupo Jeitus de Dança, graduando em Educação Física e Dreadmaker. Dançou em espetáculos como: “Sossego” e “Fuga”, do Balé Jovem de Cajazeiras; “Utopia” do Grupo Origem; “ID – Um Pouco de Cada em Cada Um”, “Malemolência”, “CaRnAvRaU” E “Swing Manifesto” do Grupo Jeitus de Dança.

 

MARCOS FERREIRA (brincante/elenco) – Artista, Dançarino, Coreógrafo e multiplicador. Formado pela Escola de Dança da FUNCEB e atuou como dançarino em algumas companhias profissionais de Salvador como a Experimentandonus Companhia de Dança e o Balé Jovem de Salvador, além de dançar em projetos em outros estados do Brasil como São Paulo e Brasília. Atualmente é dançarino e assistente na Jorge Silva Cia de Dança, companhia com mais de 30 anos de trajetória, além de atuar como diretor e coreógrafo do Grupo Jeitus de Dança, grupo de Dança Contemporânea de Salvador.

 

NATÁLIA SILVA (brincante/elenco) – Artista da Dança,formada no Curso Profissional Técnico de Nível Médio da Escola de Dança da FUNCEB e estudante de Licenciatura em Dança na UFBA. Atua na dança desde os 5 anos de idade, tendo como experiência o Ballet Clássico, o Sapateado e o Jazz. Desde 2015 tem como foco de sua atuação e pesquisa as danças Afro Urbanas e o Locking. Atualmente é diretora e coreógrafa do espetáculo BAILE, da Cia Baile.

 

RHAYMAN SILVA (brincante/elenco) – Artista da Dança, formado pelo Curso Profissional Técnico de Nível Médio da Escola de Dança da FUNCEB e professor. Dançou em trabalhos como o Prêmio Braskem de Teatro 2012, “Maracalaje” e “Movimento Escarlate”. Possui experiências com o Ballet Clássico, Jazz, Dança Afro, Danças Contemporâneas e Populares.

 

RUAN WILLS (brincante/elenco) – Artista da Dança e, atualmente, Bailarino do BTCA (Balé do Teatro Castro Alves), Casa4producoes, Biblioteca de Dança e NII-Colaboratório. Já integrou grupos como a Katharsis Cia de Dança, o Balé Jovem de Salvador e a Experimentando-nus Cia de dança

O VIVADANÇA é um espaço de celebração da dança e da diversidade em movimento. Ao longo de 13 anos de história, o festival coloca a Bahia na rota de eventos calendarizados promovendo ricos diálogos e intercâmbios culturais.

logo-vivadanca-100px

O VIVADANÇA é um espaço de celebração da dança e da diversidade em movimento. Ao longo de 13 anos de história, o festival coloca a Bahia na rota de eventos calendarizados promovendo ricos diálogos e intercâmbios culturais.

2021 – Festival Vivadança