Sobre as coisas



Sobre as Coisas

Direção Artística: Uxa Xavier

Performers: Aline Bonamin, Andrea Fraga, Bárbara Schil, Tatiana Cotrim e Vinicius Brasileiro

xx min | LIVRE

SERVIÇO

ESTREIA 1º de maio 2021 (sábado)

disponível por 48h

SINOPSE

Dirigido por Uxa Xavier, o grupo Lagartixa na Janela aprofunda desde a sua criação, em 2010, uma pesquisa sobre a dança contemporânea para e com crianças inseridas no contexto do espaço urbano. A própria ideia de deslocamentos e derivas – que fazem parte tanto do universo da infância quanto do grupo – foram afetadas diretamente pela pandemia.

 

É desse impulso da criança de transformar as coisas ao seu redor que a nova performance é feita. Através de ensaios remotos por Zoom sob a direção virtual de Uxa, os performers criaram suas partituras a partir da relação com os objetos que estavam ao seu redor. Após essa etapa da criação coletiva no modo virtual, Uxa foi até a casa de cada performer acompanhada pelo cinegrafista Marcelo Villas Boas e gravou as partituras da criação com destaque para novas aproximações e ângulos.

 

O resultado, que compõe Sobre as Coisas – Coreo-infância em tempos de espera, é um vídeo em que se alterna entre telas do Zoom e as gravações feitas nas casas dos artistas.

Sobre o Lagartixa na Janela

Lagartixa na Janela, grupo dirigido por Uxa Xavier, existe desde 2010 e tem como proposta pesquisar o território de criação e pedagogia em dança contemporânea no campo das culturas das infâncias. O grupo que, inicialmente, se reunia para reflexões de experiências e práticas de aula para crianças, abre um espaço inaugural de investigação e pesquisa de linguagem: aprofundar-se nas relações e interfaces entre a dança e o espaço urbano, tendo o universo da infância, a noção de criança performer, a contemplação ao movimento e a delicadeza como eixos de pesquisa e criação.

 

O grupo tem em seu repertório três performances: Poemas Cinéticos (2012), Varal de Nuvens (2014) e Breves Partituras para muitas Calçadas (2016). Criou em parceria com o MUD – Museu da Dança a exposição virtual A Poética dos Encontros. Já foi contemplado pelo Programa de Ação Cultural (ProAC) e Fomento à Dança para a cidade de São Paulo, além participar do Enredanza Bolívia, Enredanza Uruguai, Bienal Sesc de Dança (Santos e Campinas), Circuito Sesc de Artes e Circuito Cultural Paulista. Em parceria com o Teatro Al Vacío (México) foi contemplado pelo Edital Iberescena de Co-criação da performance Breves Partituras para muitas Calçadas, com estreia e apresentações na Cidade do México, em 2019.

 

Em 2020 foi contemplado pelo 28º Edital de Fomento à Dança, resultando na performance audiovisual Sobre as Coisas.

O grupo também ministra ações formativas para educadores, comunidade artística e público infantil com oficinas e vivências, pensadas a partir de suas performances artísticas.

FICHA TÉCNICA

Direção Artística: Uxa Xavier

Performers: Aline Bonamin, Andrea Fraga, Bárbara Schil, Tatiana Cotrim e Vinicius Brasileiro

Preparação Corporal: Sheila Areas

Figurino: Lagartixa na Janela e Thelma Bonavita

Vídeo: Marcelo Villas Boas

Abertura do vídeo: Pablo Romart

Trilha Sonora: Zeka Lopez

Vozes das crianças: Ian Fernandes Terra, Ian Schil Rojas, Dom Marques Siniscalchi, Mariana Carolina Diaz Bertotti e Vinicius Rafael Nascimento da Conceição

Fotos: Marcelo Villas Boas e Silvia Machado

Designer Gráfico: Lídia Ganhito

Produção Geral: Rafael Petri (MoviCena Produções)

Assistente de Produção: Luciana Venancio

Assessoria de Imprensa: Canal Aberto – Márcia Marques

 

Este projeto foi realizado com apoio do programa Municipal de Fomento à Dança para a cidade de São Paulo – Secretaria Municipal de Cultura

regua-de-marcas-vivadanca1024_C