vivadança 2021 > residência artística 2021

residência artística 2021

com Raphael Hillebrand (Alemanha)

“3 Brüder” (3 Irmãos)


No dia 2 de maio (domingo), às 16h, será lançada no canal de YouTube do VIVADANÇA Festival Internacional (www.youtube.com/vivadancafestival) a versão brasileira da performance “3 Brüder” (3 Irmãos), criação do coreógrafo e bailarino afroalemão Raphael Hillebrand, que participa de um bate-papo ao vivo, com tradução simultânea, no momento da estreia, sob mediação do coreógrafo Augusto Soledade, baiano radicado nos Estados Unidos.


Nascido em Hong Kong de pais de origem germânica e da África Ocidental, criado em Berlim e educado através do hip-hop, Raphael usa seu multifacetado repertório cultural para formar sua visão sobre hip-hop e dança-teatro. Através de seu extenso trabalho internacional, cultivou uma compreensão e um instinto de justiça social para as complexidades de identidade cultural. Atualmente endossado como residente na versão digital do Programa de Residência Artística Vila Sul do Goethe-Institut Salvador-Bahia, ele oferece a sua obra para uma adaptação ao contexto brasileiro.


Na montagem original de “3 Brüder” (3 Irmãos), Raphael Hillebrand se inspira em uma história da época do regime nazista, com dramaturgia de Catherine Umbdenstock: o nacional-socialismo os moldou, os torceu e os dobrou. Quanto maior a desarmonia temporal, mais fácil é condenar decisões e erros das gerações passadas, mas é mais difícil tirar conclusões para si mesmo. Já na inédita versão brasileira, interpretada pelo popper baiano Tiago Bruneve, com texto adaptado pelo escritor também baiano Moisés Alves, o gatilho é a ditadura brasileira. A ditadura os moldou, os torceu e os dobrou. Que significado tem esta história em nossas vidas hoje? Ele conta esta história com paixão e todas as geometrias do hip-hop, formando braços em fuzil, arma, como soldado. Este é um evento raro, mesmo no hip-hop: aquele que fala enquanto dança, enquanto descreve o retorno ao cativeiro em um salto acrobático para trás.


“3 Brüder” (3 Irmãos)

Versão brasileira

Criação original: Raphael Hillebrand

Intérprete brasileiro: Tiago Bruneve

Texto brasileiro: Moisés Alves

Bate-papo e lançamento: 2 de maio (domingo), 16h

Evento em inglês com tradução simultânea para português

Mediação: Augusto Soledade

Exibição da performance: Até 9 de maio, 23h59

Plataforma de exibição: Canal de YouTube do VIVADANÇA (www.youtube.com/vivadancafestival)

Quanto: Gratuito

Classificação indicativa: Livre

Bate-papo sobre o processo de 3 Irmãos

Na montagem original de “3 Brüder” (3 Irmãos), o coreógrafo e bailarino Raphael Hillebrand se inspira em uma história da época do regime nazista, com dramaturgia de Catherine Umbdenstock. Na versão brasileira, interpretada pelo b-boy baiano Bruneve, com texto adaptado pelo escritor também baiano Moisés Alves, a inspiração é a ditadura brasileira. A ditadura os moldou, os torceu e os dobrou. Que significado tem esta história em nossas vidas hoje? 

 

Neste encontro mediado por Augusto Soledade, Hillebrand compartilha com o público brasileiro o processo dessa versão brasileira, além de contar mais sobre a sua trajetória artística.

uma promoção:

vila sul goethe
raphael-hero

O VIVADANÇA é um espaço de celebração da dança e da diversidade em movimento. Ao longo de 13 anos de história, o festival coloca a Bahia na rota de eventos calendarizados promovendo ricos diálogos e intercâmbios culturais.

logo-vivadanca-100px

O VIVADANÇA é um espaço de celebração da dança e da diversidade em movimento. Ao longo de 13 anos de história, o festival coloca a Bahia na rota de eventos calendarizados promovendo ricos diálogos e intercâmbios culturais.

regua-de-marcas-vivadanca1024_C

2021 – Vivadança Festival Internacional