Nora



NORA - ALLA COVGAN & DAVID HINTON (2008)

Documentário | Zimbabwe

SERVIÇO

03 a 05/05 às 11h e 14h
Casa do Benin

SINOPSE

 

“Nora” é baseado em histórias reais da bailarina Nora Chipaumire, nascida no Zimbábue em 1965. No filme, Nora retorna à paisagem de sua infância e faz uma viagem por algumas memórias vívidas de sua juventude. Usando performance e dança, ela dá vida à sua história em um poema de som e imagem em movimento rápido. Filmado inteiramente em locações na África Austral, “Nora” inclui uma infinidade de artistas e dançarinos locais de todas as idades, desde crianças em idade escolar até avós, e grande parte da música é composta especialmente por uma lenda da música do Zimbábue – Thomas Mapfumo.

 

SOBRE DAVID HINTON:

David Hinton é um diretor que fez muitos documentários para a televisão britânica. Seus temas incluem artistas de todos os tipos, incluindo o pintor Francis Bacon, o cineasta Bernardo Bertolucci, o escritor Alan Bennett e a coreógrafa Karole Armitage. Ele também fez filmes sobre Dostoiévski, rock and roll, comédia visual e a Revolução Cultural na China. Ele é mais conhecido no mundo da dança por DEAD DREAMS OF MONOCHROME MEN e STRANGE FISH, suas versões cinematográficas de shows do DV8 Physical Theatre. Ele também fez filmes de performance com Adventures in Motion Pictures, Alvin Ailey Company e Royal Swedish Ballet, e colaborou com vários coreógrafos para criar obras de dança originais para a tela. Ele ganhou duas vezes prêmios da Academia Britânica por seus documentários, e seus filmes de dança ganharam muitos prêmios, incluindo um Prix Italia, um Emmy e o IMZ Dance Screen Award.

SOBRE ALLA COVGAN:

Alla Kovgan é uma cineasta radicada em Boston, nascida em Moscou (Rússia). Seus filmes e filmes que ela co-dirigiu foram apresentados em todo o mundo, incluindo Sundance, Rotterdam, Toronto, Melbourne, Durban, Oberhausen, Clemont-Ferrand, PBS (EUA), ZDF (Alemanha) e muitos outros. Em 2007, co-dirigiu, escreveu e editou o indicado ao Emmy “Traces of the Trade” e, em 2010, editou “My perestroika”. Ambos os filmes tiveram sua estreia no Sundance Film Festival e foram transmitidos pela PBS P.O.V. Desde 1999, Alla está envolvida em colaborações interdisciplinares – criando performances intermedia (com KINODANCE Company), filmes de dança e documentários sobre dança como “Movement (R)evolution Africa” junto com Joan Frosch. Os projetos de Alla foram apoiados pelo Open Society Institute, LEF Foundation, Trust for Mutual Understanding, Bank of America Celebrity Series, entre outros. Desde 2000, ela ensina e faz curadoria de filmes de dança/cinema de vanguarda em todo o mundo como programadora do Festival de Cinema de Dança de São Petersburgo KINODANCE (Rússia) e como co-curadora da Balagan Film Series (Boston). Em 2009, Alla recebeu uma Bolsa do Conselho Cultural de Massachusetts e uma Bolsa Irmão Thomas para artistas que trabalham em alto nível de excelência e criatividade.

FICHA TÉCNICA

Director: Alla Kovgan and David Hinton 

Screenplay: Alla Kovgan, David Hinton, Nora Chipaumire
Choreographer: Nora Chipaumire
Orginal Score: Thomas Mapfumo
Performers: Nora Chipaumire, Souleymane Badolo and many extras
Cinematographer: Mkrtich Malkhasyan (above stills credit: Mkrtich Malkhasyan)
Editor: Alla Kovgan
Producer: Joan Frosch

 

 

 

Production Company: Movement Revolution Productions (MRP)

distributor: MRP
Country of Production: USA, UK, Mozambique
Commissioned by EMPAC DANCE MOViES Commission 2007, supported by The Jaffe Fund for Experimental Media and Performing Arts – Experimental Media and Performing Arts Center,
Rensselaer Polytechnic Institute, Troy, NY, USA
in association with Center for World Arts, University of Florida

 

Casa do Benin_FGM_PMS_COR 2
regua-de-marcas-vivadanca1024_C