vivadança 2021 > programação > networking

networking

O formato de rodada de negócios já tradicional do VIVADANÇA em 2021 se abre para uma ideia mais abrangente de networking. Receberemos profissionais da dança de todo o mundo para se conectar e criar relações de trabalho para parcerias futuras. Confira programação e acompanhe no nosso canal no YouTube! 

Crear Circuitos: Mapeamento de espaços cênicos iberoamericanos

logo - crear (fundo transparente)

“CREAR CirCuitos”, Ronda de Arte & Negócio, é uma iniciativa para a internacionalização das artes cênicas, organizada pelo do Crear en Libertad e RO.CA Escena/Paraguai. O projeto é realizado com o apoio do Centro Cultural de Espanha “Juan de Salazar” sob a direção de Fernando Fajardo.Em parceria com o VIVADANÇA Festival, o Crear Circuito chega a Bahia e ao Brasil e convida instituições brasileiras e espaços cênicos a participar dessa ação que tem como meta a visibilização das instituições culturais e seus indicadores no continente Latino-Americano, formando assim uma ampla rede e ligando pontos entre espaços, gestores e artistas das artes cênicas. O encontro será conduzido por Alejandra Días e Roberto Cardozo, do Crear en Libertad (Paraguai).

SERVIÇO

30 de abril 2021

às 14h

Fechado para convidados

Plataforma apoio.art

O Serviço de Cooperação e Ação Cultural do Consulado Geral da França no Rio de Janeiro e o Goethe-Institut Rio de Janeiro se juntam para lançar a Plataforma de Busca de Incentivos Culturais: um ambiente digital que reúne iniciativas alemãs e francesas de apoio e fomento a arte e cultura.

 

Ao acessar o site e navegar pelo mecanismo de busca, artistas, criativos, estudiosos e produtores brasileiros podem encontrar informações sobre oportunidades como cursos, bolsas, residências, programas de incentivo e outros projetos. O link de acesso é apoio.art.

 

O lançamento da Plataforma de Busca de Incentivos Culturais marca o aniversário de 2 anos da assinatura do Tratado de Aix-La-Chapelle, firmado entre o presidente francês Emmanuel Macron e a chanceler alemã Angela Merkel. O acordo reforça a amizade e a cooperação entre França e Alemanha, selada no Tratado de Eliseu, em 1963.

 

O VIVADANÇA recebe Ioná Zalcberg, responsável pela difusão da plataforma no Brasil via consulado da França, para apresentar o apoio.art em um foco especial voltado para o mercado de oportunidades na dança. O bate-papo será mediado pelo jornalista Edu Coutinho.

SOBRE Ioná Zalcberg

Atuando na área cultural desde 1990, realizou projetos de artistas brasileiros no exterior e de artistas internacionais no Brasil, principalmente na área de música. Organização de eventos sócio-esportivos-culturais em parceria com a ONG inglesa Street Child. Responsável pelo serviço de intercâmbios artísticos e culturais do consulado geral da França no Rio de Janeiro desde 2016. A partir de 2019, no âmbito da perspectiva da criação de um instituto cultural franco-alemão no Rio de Janeiro, é responsável pelo desenvolvimento de uma programação conjunta com o Goethe-Institut do Rio de Janeiro.

iona
SERVIÇO

1º de maio 2021

das 14h às 15h

Canal VIVADANÇA no YouTube

Conexão América Latina: Redes e festivais em Tempos de Pandemia

Este encontro para convidados é voltado para fortalecer a rede de parcerias, intercâmbios e colaborações entre festivais de dança e artes cênicas do Brasil e da América Latina. Em parceria com o Crear en Libertad (Paraguai), parceiro de longas datas do VIVADANÇA, este encontro reúne festivais de diversos países latinoamericanos.

Festivais convidados:

Festivales en red SINERGIA/Festival Prisma (Panamá) – Ximena Eleta de Sierra
Danza Nueva Festival Internacional de Lima (Peru) – José Avilés
Red de Festivales Iberoamericanos EFIBERO (Argentina) – Marcelo Allasino
Corredor Latinoamericano de Teatro (Brasil) – Cris Diniz
FITZA Festival Internacional de Teatro Zicosur Antofagasta (Chile) – Daniel Lattus
Festival Primate Escénico (México) – Pedro García
MID – Movimento Internacional da Dança (Brasil) – Sérgio Bacelar
Festival Mova-se (Brasil) – João Fernandes

Crear en Libertad (Paraguai) – Alejandra Diaz

VIVADANÇA Festival Internacional (Brasil) – Cristina Castro

SERVIÇO

1º de maio 2021, às 15h

inscrições gratuitas (evento sem transmissão ao vivo)

Conexão África: Festivais e projetos de arte cênicas

O continente africano também aparece na programação de networking, com o encontro Conexão África, que reúne curadores de festivais africanos de diversos países. A ideia é aproximar os coreógrafos e bailarinos baianos e brasileiros do universo da dança na África, que hoje conta com centenas de festivais espalhados por todo o seu território. Participam do encontro festivais de Burkina Faso, Moçambique, Marrocos, Madagascar, Gabão e Senegal.

 

Temos o prazer de ter como convidada de honra uma das mais importantes coreógrafas do mundo, considerada a mãe da dança africana contemporânea, Germaine Acogny (Senegal).

Festivais convidados:

1- Germaine Acogny (Senegal) – École Des Sables e Treinamento de Dançarinos na África e na Diáspora.

2- Irene Tassembedo (Burkina Faso) – Festival FIDO

3- OGOULA Latif Jean Remy (Gabão) – Festival Plateau Jeune Création

4- Quito Tembe (Moçambique) – Festival de Dança KINANI

5- Taoufiq Izeddiou (Marrocos) – Festival On Marché!

6- Gaby Saranouffi (Madagascar) – Festival Internacional de Dança ITROTRA

 

Mediação de Anani Sanouvi (Togo/Brasil).

SERVIÇO

02 de maio 2021, às 14h

inscrições gratuitas (evento sem transmissão ao vivo e com vagas limitadas)

uma parceria com:
cae

StagePluss: Distribuição de conteúdos em Artes cênicas

A Stage Pluss é uma plataforma de streaming, inicialmente focada em espetáculos de dança, mas pensada para diversas vertentes de manifestações artísticas, com a intenção de popularizar as artes cênicas como segmentos de entretenimento cultural; e proporcionar aos artistas um espaço a mais de pesquisa e conhecimento. Como negócio, a Stage Pluss se apresenta como uma nova possibilidade de rentabilizar as produções em dança, com o reaproveitamento de conteúdos já produzidos e apresentados, pensando também na produção de conteúdo exclusivo desenvolvido para ser apresentado no nosso catálogo. Sob esse parâmetro, a plataforma se torna um canal de divulgação e uma alternativa de renda para os artistas parceiros.

 

Victor Hugo, um dos sócios da plataforma, é nosso convidado para apresentar o aplicativo aos artistas da Bahia e do Brasil.

SOBRE os sócios

Victor Hugo é profissional da dança atuante em diversas produções e eventos da área em cidades como Salvador e São Paulo. Formado no Curso de Licenciatura em Dança pela Universidade Federal da Bahia, atuou em diversas escolas e academias de dança da Bahia, levando o Jazz Dance como pesquisa. Atuou como dançarino na Magic Life, rede de resorts, trabalhando em países como Turquia e Tunísia. Fundador e diretor do Grupo Experimental de Jazz, que ao longo de quase onze anos, tem suas produções atuantes na cidade. Trouxe a Salvador pela primeira vez o coreógrafo Sul-Africano Owen Lonzar, que idealizou e coreografou para o Grupo o espetáculo “A Ultima Ceia”. É idealizador e sócio do Stage+, primeira plataforma de streaming baiana inteiramente voltada para as artes cênicas do país.

 

Mila Cardoso é contadora e produtora cultural, especializada em planejamento e capacitada em Lei Rouanet (elaboração, captação e prestação de contas), atuante em discussões de Economia Criativa. Desde 2011, vem buscando artifícios para corroborar com o melhor desenvolvimento do mercado cultural Baiano, até que introduziu suas pesquisas em captação de recursos privada e Crowdfunding. Fundadora da ÉNOIZ Contabilidade e Consultoria Empresarial, atuando com serviços ligados à gestão financeira (captação de recurso, assessoria contábil, gestão financeira/ executiva) de projetos. Sócia da Stage+, a primeira plataforma de streaming baiana voltada inteiramente para as artes cênicas do país.

SERVIÇO

2 de maio 2021

das 17h às 18h

Canal VIVADANÇA no YouTube

O VIVADANÇA é um espaço de celebração da dança e da diversidade em movimento. Ao longo de 13 anos de história, o festival coloca a Bahia na rota de eventos calendarizados promovendo ricos diálogos e intercâmbios culturais.
logo-vivadanca-100px

O VIVADANÇA é um espaço de celebração da dança e da diversidade em movimento. Ao longo de 13 anos de história, o festival coloca a Bahia na rota de eventos calendarizados promovendo ricos diálogos e intercâmbios culturais.

regua-de-marcas-vivadanca1024_C

2021 – Vivadança Festival Internacional