vivadança 2015 > mostra baiana de dança contemporânea

mostra baiana de dança contemporânea 2015

Após o sucesso da primeira edição, a Mostra Baiana de Dança Contemporânea traz, mais uma vez, um panorama com as produções mais recentes da Bahia. Este ano, são seis espetáculos selecionados: “Pau que nasce torto… E os Backyard”, da ExperimentaduNUS Companhia de Dança; VOUS DOUX, conduzido pela Frakttal Companhia de Dança; “Umbigo” de Dejalmir Melo; “Malemolência” do Grupo Jeitus de Dança; “Entre Linhas”, realização da Companhia de Dança Contemporânea Ponto Art; e “Quaral”, da João Perene Núcleo de Investigação Coreográfica.

Confira as informações sobre os espetáculos

ENTRE LINHAS

O espetáculo Entre linhas trata da condição da mulher em uma sociedade machista, onde até os dias atuais as mulheres são violentadas, agredidas e assassinadas por homens  ditadores que conservam uma mentalidade e comportamento de posse em relação a mulher.

SOBRE Ponto Art

A Ponto Art foi idealizada em 2013 por Jaqueline Elesbão e Pedro Ivo dos Santos, com o propósito inicial de ser a marca representativa dos espetáculos desenvolvidos e executados pela dupla.Entre linhas, é o ponto inicial de um repertorio de alguns espetáculos já em face de planejamento e execução.

Como temática a Ponto Art se debruça sobre questões sócias e culturais, com o objetivo de expressar questionamentos através da arte em qualquer espaço que a agregue, para que seja vista e refletida.

ficha técnica

CONTATO: contato@niicolab.com

MALEMOLÊNCIA

A malemolência do corpo brasileiro (sobretudo baiano) está não apenas nos gestos e trejeitos, mas principalmente de uma atitude diante da vida. O corpo malemolente de hoje, contrapõe com uma malemolência preguiçosa e maliciosa de tempos de outrora. Ser malemolente é ser criativo, é produzir saberes, estar em estado de observação, nas peculiaridades dos gestos, trejeitos, da fala e dos comportamentos.

SOBRE Grupo Jeitus de Dança

O Grupo Jeitus de Dança surgiu em 2011, a partir de experimentos coreográficos, do diretor Marcos Ferreira, propostos dentro do CURSO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO EM DANÇA da Escola de Dança da FUNCEB. O Grupo trabalha dentro de uma perspectiva contemporânea, propondo discussões sobre assuntos que norteiam a atualidade, gerando e possibilitando leituras a partir de suas obras.

ficha técnica

CONTATO:

PAU QUE NASCE TORTO… E O BACKYARD

ficha técnica

SOBRE ExperimentandoNUS Companhia de Dança

CONTATO:

QUARAL

A obra nada mais é que uma celebração sobre as coisas simples da vida, uma saudação, uma explosão de cores e ritmos proeminentes de várias regiões do país (Brasil) que, aliados à pesquisa do movimento,  criam  um diálogo entre a tradição e a contemporaneidade para compor a obra e sua singularidade.

ficha técnica

Direção, coreografia e Figurino: João Perene Assistente de coreografia:  Marcley Oliveira Luz: Gerard Laffuste Bailarinos: Marcio Fidelis, Ramon Moura, Neemias Santana, Nícolas Fernandes, Danilo Queiroz

SOBRE João Perene Núcleo de Investigação Coreográfica

Oficialmente lançada em 2004, a Cia João Perene Núcleo de investigação coreográfica ao longo de sua existência vem acumulando premiações referentes a apoios, montagens, manutenções e circulações. Seu compromisso estético, com a pesquisa do movimento vem firmando  cada vez mais a caligrafia singular do diretor/coreógrafo João Perene; com isso o Núcleo vem arrebatando elogios tanto do público como da crítica especializada.

CONTATO:

UMBIGO

Diante dessa esfera social contemporânea, onde cada vez mais refletimos e agimos de acordo com o nosso “próprio umbigo”, o espetáculo vai abordando através da linguagem corporal a ideia de que o que entendemos de determinada situação nem sempre é compartilhada pelo outro. A história fala sobre tolerância e sobre um dos principais conflitos humanos: a necessidade e dificuldade de conviver e se relacionar entre si.

ficha técnica

SOBRE Dejalmir Melo

Iniciou seus estudos no curso profissionalizante de dança em 1992 na FUNCEB (Escola de Dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia). Participou do BBB (Balé Brasileiro da Bahia, Ballet Teatro Castro Alves (BA), ganhou o Prêmio MAMBEMBE, oferecido pelo Ministério da Cultura – FUNARTE. Integrou o elenco do GRUPO CORPO (BH), BALLET PRELJOCAJ (França), COMPAÑÍA METROS, CIA DE DANZA (Espanha), CIA ATERBALLETTO (Itália), Quasar Cia. de Dança (GO). Também fez parte da Jorge Silva cia. De Dança (BA) e Núcleo de Investigação Coreográfica (BA). É Idealizador do projeto “Ômega”.

CONTATO:

VOUS DOUX

Espetáculo de dança contemporânea que busca investigar a manipulação corporal de um indivíduo por outro, pensando nas relações Sócio/político/culturais entre os seres humanos. Isso acontece seja pela manipulação direta, seja por influência, por aproximação, por imitação ou sedução. O espetáculo propõe essas relações dentro de uma atmosfera onírica e lúdica.

ficha técnica

SOBRE Frakttal Companhia de Dança

Allexandre Coutto nasceu em Salvador-BA. Graduado em Licenciatura em Dança pela Universidade Federal da Bahia, é bailarino, performer, coreógrafo e arte-educador. Diretor e coreógrafo da Frakttal Companhia de dança.

CONTATO:

O VIVADANÇA é um espaço de celebração da dança e da diversidade em movimento. Ao longo de 13 anos de história, o festival coloca a Bahia na rota de eventos calendarizados promovendo ricos diálogos e intercâmbios culturais.
logo-vivadanca-100px

O VIVADANÇA é um espaço de celebração da dança e da diversidade em movimento. Ao longo de 13 anos de história, o festival coloca a Bahia na rota de eventos calendarizados promovendo ricos diálogos e intercâmbios culturais.

VIVADANÇA Festival Internacional