vivadança 2021 > programação > mostra fiver cervantes
mostra fiver cervantes
Instituto Cervantes apresenta MOSTRA FIVER no VIVADANÇA Festival Internacional 2021
Os Institutos Cervantes do Brasil apresentam este ano no VIVADANÇA Festival Internacional a FIVER, festival e plataforma internacional de formação, produção e exibição de dança em formato audiovisual criado na Espanha em 2021. Com curadoria de Samuel Retortillo, diretor do festival, a Mostra Fiver entra na programação do VIVADANÇA para oferecer um olhar atual sobre a dança audiovisual criada a partir de um processo colaborativo durante o confinamento sofrido em 2020.
A mostra conta com uma seleção de peças de cine-dança criadas por realizadoras e realizadores espanhóis através de dois programas temáticos: Corpos confinados (Cuerpos confinados) e Curtas #Fiverlabs (Cortos #Fiverlabs). No primeiro, serão exibidas duas de oito obras gravadas ou editadas durante o confinamento domiciliar por conta da pandemia da Covid-19 e que fizeram parte do programa curatorial apresentado mundialmente pelo Instituto Cervantes em novembro de 2020. No segundo, dois curta-metragens realizados colaborativamente por mais de 30 artistas participantes dos laboratórios #FiverLabs de pesquisa e criação de dança na tela nos anos de 2019 e 2020.
As duas sessões serão exibidas gratuitamente no canal do YouTube do VIVADANÇA Festival Internacional, com estreia no dia 29 de abril às 18h, ficando disponíveis por 48h.
uma promoção

One Second Everyday
Videodança coordenada por Álex Pachon (Equipe Direção Fiver) no contexto da disciplina de dança e tecnologia da Escuela Superior de Arte Drámatico y Danza de Euskadi. Pachon era um professor convidado.
O projeto coincide com o período de isolamento devido ao Covid-19 e tem uma duração de dez horas divididas em uma masterclass aberta e colaboração com o projeto Atalak, além de quatro sessões de uma oficina online com estudantes do último ano, em que se tratavam das possibilidades da união entre cinema, dança e novos meios, enquanto se consolidava o conceito e a realização da obra.
Também participaram ativamente do processo o professor titular da disciplina, Gorka Martín, e o estudante em prática Raúl Gil. Inspirado no projeto do app 1 Second Everyday.
Partindo dessa linguagem, a videodança tenta criar um relato hipnótico e progressivo que transmite a ideia de como viveram essas estranhas semanas de emergência nacional quatro bailarinas prestes a se formar. Além disso, realizou-se um exercício de rotoscopia e animação frame por frame tipo GIF, cujo resultado foi incorporado à montagem por meio de títulos de crédito.
Direção: Alex Pachón Ano de produção: 2020 Formato: vídeo Duração: 3 min Gênero: Ficção País de produção: Espanha

Subterránea
Subterránea surge da pura necessidade de fazer algo. A possibilidade de acesso a uma garagem comunitária abre um novo espaço cênico onde dedicar os dias a ensaiar, preparar e esperar para que se levante o portão como se fosse uma grande cortina. Subterránea é uma viagem ao interior, uma saída de emergência e uma oportunidade de redescobrir um espaço tempo estacionado, que se converte em toca, em refúgio e em um lugar onde contar os dias.
Direção: Pablo Venero Ano de produção: 2020 Formato: vídeo Duração: 4 min Gênero: Ficção País de produção: Espanha

Cuerpo a cuerpo 2.0
Este curta-metragem realizado em colaboração com a Bienal de las Artes del Cuerpo, Imagen y Movimiento de Madrid e com o festival Ídem / la casa encendida está centrado na criação coreográfica e na realização de dança audiovisual com participantes com e sem diversidade funcional.
Na área coreográfica, a cargo de Jordi Cortés, trabalhou-se sobre a escuta e a colaboração, a improvisação e a intuição, para destacar a importância da diversidade nos grupos e as dinâmicas que se criam entre eles quando se potencializa; Na área do audiovisual, Esteban Crucci ampliou a visão sobre o corpo e o material coreografado, transitando pelos elementos da linguagem do audiovisual aplicados a disciplina da dança.
Não é uma gravação linear da coreografia: a câmera investiga o movimento, de forma diversa e integrando corpos diversos de modo que o vínculo câmera-corpo implica em um novo conceito espaço-tempo.
Direção: Projeto colaborativo coordenado por Estaban Crucci y Jordi Cortés Ano produção: 2019 Formato: digital Duração: 8 min Gênero: Documental País de Produção: Espanha

Wine or Grape
O laboratório de criação Wine or grape? propõe este curta-metragem colaborativo em código de dança, resultado de uma oficina expressa de duração de três intensas jornadas, rodado em diferentes localizações de Logroño e seus arredores durante a sétima edição FIVER no marco do festival de 2018. A performance é levada a cabo por doze artistas escolhidos através de uma convocatória nacional de ajudas para a formação.
Direção: Projeto colaborativo coordenado por Alex Pachón Ano de produção: 2019 Formato: digital Duração: 11 min Gênero: Ficção País de produção: Espanha

uma parceria com o MID



O VIVADANÇA é um espaço de celebração da dança e da diversidade em movimento. Ao longo de 13 anos de história, o festival coloca a Bahia na rota de eventos calendarizados promovendo ricos diálogos e intercâmbios culturais.
