vivadança 2021 > programação > mostra dança em foco
mostra dança em foco
Festival dança em foco apresenta mostra de videodança na programação do VIVADANÇA 2021
Primeiro festival do Brasil dedicado à videodança, o dança em foco tem realizado suas edições online desde 2018, estabelecendo um outro espaço possível para a videodança brasileira e antecipando o que agora é imposto e generalizado em razão da pandemia. Um dos diretores artísticos e curadores Leonel Brum apresenta uma seleção especial para o VIVADANÇA de seis vídeos dança, uma amostra do que de melhor nessa linguagem tem surgido nos últimos anos.
Dobras

Sinopse: Num estúdio, espaço nu, um cinza médio pinta o fundo cru de um corpo só. Uma livre adaptação do espetáculo “Peekaboo”, com coreografia de Marco Goecke para a São Paulo Companhia de Dança, sob direção artística de Inês Bogéa.
Ficha Técnica:
Direção artística Inês Bogéa
Coreografia: Marco Goecke
Elenco: São Paulo Companhia de Dança
Suítes para dança

Sinopse: Bailarinos entre a dança urbana, clássica e contemporânea estabelecem suas relações individuais de pulsão com espaços urbanos da cidade do Rio de Janeiro: Pedra do Sal, Escadaria do Selarón, Píer Mauá e Centro. Na Pedra do Sal, Daniel Oliveira traz movimentos que dialogam com a cultura negra e com o passado da escravidão, tendo a arte de rua ao seu entorno. Na Escadaria, Wellington Tutty relaciona a monumental obra de vida do artista plástico Jorge Selarón com a pobreza e a colonização brasileira. No Píer, Bárbara Lima imprime a opressão e a força feminina diante de guindastes antigos à beira do mar. E no Centro, Renato Cruz, Alex Neoral e Bruno Cezario dançam em diferentes níveis de um prédio para o entardecer de uma cidade repleta de contrastes em suas veias urbanas.
Ficha Técnica:
Direção: Gustavo Gelmini Direção de Movimento: Alex Neoral, Renato Cruz e Renato Vieira Intérpretes Criadores de Movimento: Alex Neoral, Bruno Cezario, Bárbara Lima, Daniel Oliveira, Renato Cruz e Wellington Tutty Roteiro: Gustavo Gelmini e Thiago Ramires Direção de Fotografia: Isaac Pipano Edição: Diego dos Anjos Música original: Chris Lancaster e Cyril Hernandez Som: Guilherme Farkas
Figurino: Renata Lamenza Maquiagem: Ângela Ribeiro e Miggy Botelho Direção de Produção: Taíla Borges Assistente de Produção: Carolina Rocha Assisente de Câmera: Diogo Leobons Operador de Drone: Renato Svaiter e Marcos Dantas Produção Executiva: Priscila Seixas e Thiago Ramires Realização: Burburinho Cultural e Cia Gelmini
Antes de + nada

Sinopse: Dançar como um ato de obediência às suas próprias referências. Nesse caso a vermelhidão do solo mineiro, que se vê constantemente ameaçado. O corpo é também uma forma de sublimar e evocar forças, nesse percurso descobre outras texturas e dança.
Ficha técnica
Direção e dramaturgia: João Saldanha
Criação e ação: Marcos Tó
Trilha sonora: Zé Motta
Filmagem/fotos: Gabriel Zaidan
Edição: Cristina Dias
Direção de produção: Laura de Castro
Assistente de produção: Mari Isoni
Realização: Lazúli Cultura
Contemplado: Dança em Trânsito 2020 / Dança em Foco 2020
Búfala

Sinopse: Oya. Nessa forma Iansã representa a coragem feminina, a natureza dos movimentos, força, liberdade, espiritualidade, ancestralidade, sabedoria e proteção.
Ficha técnica:
Performance e Interpretação: Inez dos Santos
Direção, fotografia e edição: Tothi dos Santos
Musica: Rei Souza
colorização: Larry Machado
Desenho e mixagem de som: Guile Martins
Encobertas

Sinopse: “Encobertos” experimenta o fluxo entre a superfície e a profundidade da tela como um campo de passagens perceptivas e corporais.
Ficha técnica:
Direção, fotografia e edição: Lilian Graça
Dançarinos: Ananda Savitri, Bernardo Oliveira, Danilo Lima, Renan Bozzeli
Coreografia: Trabalho conjunto entre dançarinos e diretora
Música e mixagem de som: Marcelo Sena
Vanitas

Ficha técnica:


O VIVADANÇA é um espaço de celebração da dança e da diversidade em movimento. Ao longo de 13 anos de história, o festival coloca a Bahia na rota de eventos calendarizados promovendo ricos diálogos e intercâmbios culturais.
