lançamento livro
"Dança Africana"

de Germaine Acogny

Sobre o livro

Projeto de intervenção social inovador que aposta numa união de forças entre a arte, saúde e educação. Pesquisa o vírus como motor de transformação social, refletindo sobre como esses processos iluminam caminhos para o momento atual. Tem como ponto de partida específico o vírus hiv, entendido aqui como um campo de pesquisa sobre resiliência e adaptação humanas. Através de diferentes ações artístico-educativas pretende sensibilizar para o tema do hiv – pandemia que dura há 40 anos –, e compartilhar a sabedoria de corpos positivos que há já muito tempo estão a desenvolver respostas resilientes face à incerteza.

SERVIÇO

Dia xx de maio de 2022

(quarta-feira), 22h

SOBRE Germaine Acogny

Bailarina,  educadora,  pesquisadora  e  artivista.  Possui  um  percurso  multifacetado movido  por  trânsitos:  trânsitos  entre  várias  culturas,  entre  diferentes  linguagens  corporais  e  entre  diversos contextos  do  fazer-pensar  dança  (contexto  académico,  artístico  e  popular).  Doutorado  em  Artes Cénicas.  Mestrado  em  Dança.  Licenciatura  em  Som  &  Imagem.  Especialização  em  Terapia  pelas  Artes Expressivas.  Pesquisadora  colaboradora  do  Centro  de  Estudos  de  Comunicação  e  Sociedade (Universidade  do  Minho).  De  2008  a  2016,  reside  no  Brasil  onde  colabora  com  diversos coreógrafos,  dançarinos,  mestres  da  cultura  popular.  Docente  na   licenciatura   em   Artes   Performativas   da   Escola  Superior   de  Tecnologias   e   Artes   de   Lisboa.  Cofundadora  do  VIRAL,  coletivo  pioneiro  em  Portugal que  assenta   nas  artes  performativas  como  um  espaço  de  ressignificação  dos  imaginários  relacionados  ao hiv.  Recentemente  contemplada  pelo  Programa  EYE  da  União  Europeia,  com  projeto  que  cruza  as  áreas da  arte,  educação  e  saúde.  Colabora  regularmente  com  a  Seres,  única  associação  em  Portugal  para mulheres  hiv+.  Recebeu  várias  bolsas  e  atuou/  lecionou  em  Portugal,  Brasil,  Espanha,  Itália,  Colombia, Benin,  Cabo  Verde,  EUA.  Atualmente  acaba  de  estrear  a  performance  UNA,  uma  pesquisa  sobre  os cruzamentos  entre  arte  &  vírus  e  sobre  a  sua  jornada  de  dez  anos  como  mulher  vivendo  com  hiv, premiado  pela  Fundação  Gulbenkian,  Fundação  GDA   e  pelo  CAMPUS/  Teatro  Municipal  do  Porto.

SOBRE Daniela Amoroso

Daniela Amoroso1

Qudus is a world-renowned performer, choreographer, culture curator, community organizer and a social impact engineer, who subliminally uses art for non-art outcome. His international artistic practice intersects between his interest in visceral body movements, kinesthetic memory, disruptive practices and finding new forms for performances that aren’t centralizing Eurocentric approaches, embracing an artistic vision and a futurist practice that both respects and challenges Yoruba culture and Afro diaspora dance forms. He has created a substantial body of critically acclaimed work that ranges from solos to group works, as well as artiste-to-artist collaborations with visual artists, architects, musicians, writers, multimedia artistes or technologists. 

Qudus is currently the first “Maker in Residence” at The Center for Arts, Migration and Entrepreneurship of the University of Florida. His current research ATUNDA, explores a deep tech solution, to solve the problem of appropriation, by building an AI-ready dataset for Afrodance recognition and movement analysis, to lay a background for cutting-edge interactive systems to synthesize, gamify, preserve, protect, remotely teach, and securely share dance and movement data in the digital age of virality and NFTs, thereby creating a new economic opportunity for dance creators, and in essence, appropriating technology for Afro-Diaspora communities. 

SOBRE Roberta Roldão

roberta-roldao

Directora artística y artista escénica del colectivo La Trenza Danza. Fue directora y coreógrafa del Conjunto Nacional de Folklore del Perú por diez años. Fue directora artística del elenco de Danza de la Asociación Cultural Brisas del Titicaca. Docente de la Escuela Superior de Folklore José María Arguedas. Tiene estudios de especialización en danza para maestros en la Universidad Autónoma de Barcelona (España). Egresada de la maestría de educación por el arte de la URP. Ha dirigido y compuesto 16 puestas escénicas de danza de proyección Folklórica hasta la actualidad. Personalidad meritoria de la danza peruana por su trayectoria artística, otorgado por el Consejo Nacional de la Danza y La Municipalidad de Lima Metropolitana 2019. Premio Iberescena en pro del fomento a la cultura tradicional y su proyección artística en el rubro de composición coreográfica.

2021 – Festival Vivadança

2021 – Vivadança Festival Internacional

regua-de-marcas-vivadanca1024_C