
espetáculos > IN.PASSE
IN.PASSE
Celui qui tombe (Aquele que cai)
de Yoan Bourgeois (França) | 14 anos
ESTREIA 1º de maio 2021 (sábado)
disponível por 48h

SINOPSE
Através das memórias de uma obra criada coletivamente no passado, onde juntos dançavam em pernas de pau tendo o mar como cenário, quatro artistas se reconectam apesar da distância e do isolamento social durante a pandemia entre 2020 e 2021. Agora, a partir de auto-relatos construídos pela relação dos seus corpos em casa, sobre as mesmas pernas de pau, apresentam recortes sobre diferentes experiências e perspectivas causadas pelo confinamento.


FICHA TÉCNICA
CONCEPÇÃO ORIGINAL
Clara Garcia Espada e Claudio Machado
ROTEIRO
Clara Garcia Espada
Claudio Machado
Edson Bastos
Henrique Filho
DIREÇÃO
Claudio Machado e Henrique Filho
ASSISTENTES DE DIREÇÃO
Clara Garcia Espada e Edson Bastos
PRODUÇÃO
Ramona Gayão
PERFORMERS e FILMAGEM
Clara Garcia Espada
Claudio Machado
João Rafael Neto
Matias Santiago
FILMAGEM EX-PASSO
Henrique Filho
Edson Bastos
Fabio Vidal
CONSULTORIA DE FIGURINO
Rino Carvalho
EDIÇÃO
Henrique Filho e Klaus Hastenreiter
COLOR GRADING E FINALIZAÇÃO
Henrique Filho
TRILHA SONORA
Jarbas Bittencourt
DESENHO DE SOM E MIXAGEM
Eduardo Joffily Ayrosa
AUDIODESCRIÇÃO
AD)))arte Acessibilidade Cultural
Audiodescrição e narração: Adriana Urpia
Consultoria da AD: Moira Braga
Edição e mixagem da AD: Sergio Nunes
REALIZAÇÃO
União Instável Creaciones e Voo Audiovisual
BIOGRAFIA DOS REALIZADORES
UNIÃO INSTÁVEL CREACIONES
Núcleo hispano-brasileiro de criação e produção artístico-cultural formado em 2016 pelos artistas Clara Garcia Espada e Claudio Machado, que transita por múltiplas linguagens artísticas em suas criações, estimulando a circulação de obras e a conexão entre países e artistas. Obras e projetos criados: “Don’t Leave” (2016) sob a direção coreográfica de Aleksandra Scibor; Porto Brasil (2017), uma mostra anual de arte e cultura brasileiras dentro da programação do Sommerwerft Internationales Theater Festival am Fluss (Alemanha); “Jo” (2018); “Ex-passo” (2018); Velôsidades (2019); Allein (2020); In-passe (2021).
VOO AUDIOVISUAL
A Voo Audiovisual surgiu em 2012 para atuar na área de formação, produção e exibição audiovisual, tendo como visão a proposta de descentralização do acesso aos recursos e bens culturais. Em 09 anos de atuação, a Voo busca em Ipiaú a inspiração para a criação dos seus projetos, ultrapassando as barreiras territoriais, chegando em outros estados e países. Ao longo desses anos tem produzido festivais de cinema, espetáculos de teatro, curtas e longas-metragens, Telefilme, Videoclipes que estão circulando por festivais, mostras e TV’s do Brasil e do Mundo.
PRODUÇÃO
RAMONA GAYÃO
Ramona Gayão é atriz, produtora cultural e arte educadora. Foi Produtora Executiva do Balé Teatro Castro Alves – BTCA por quarto anos, sendo responsável pela produção de todos os espetáculos e projetos da Cia neste período. Como integrante do Grupo Vilavox- Ba, produziu e atuou em diversos projetos ao longo de seis anos, dentre eles o premiado espetáculo “O Segredo da Arca de Trancoso”. É produtora executiva do Festival Maré de Março desde 2015 e também do espetáculo “Medeia Negra”, solo da atriz Márcia Limma. Além de “Dramas e Comédias” e “Ex-passo”, ambos em 2018, “In-passe” é o seu terceiro projeto em parceria com Claudio Machado.
BIOGRAFIA INTERPRETES CRIADORES
CLARA GARCIA ESPADA
Clara Garcia Espada é dançarina, atriz e produtora cultural. Iniciou com danças urbanas e Hiphop. Em 2008 muda-se para Berlim onde se forma em Dança e Coreografia na Die Etage Schule für Darstellende Kunst. Seu interesse pelo movimento a leva a transitar entre disciplinas, brincando com a dança, a acrobacia e break-dance. Em 2016, junto a Claudio Machado funda a União Instável Creaciones. Produtora do “Porto Brasil” (4 Ed.), mostra de Artes Cênicas e Cultura Brasileira no Sommerwerft Festival, em Frankfurt.
CLAUDIO MACHADO
Claudio Machado é ator, dançarino, diretor e produtor cultural. Graduado em Artes Cênicas pela UFBA, com formação livre em dança contemporânea. Com mais de 20 anos de atuação em diversas produções para as linguagens de teatro, dança, performance, música e audiovisual. Atualmente segue atuando com a União Instável Creaciones, núcleo internacional formado em parceria com Clara Garcia Espada, que nos últimos anos vem realizando ações entre Brasil e Europa.
JOÃO RAFAEL NETO
João Rafael Neto é bailarino, coreógrafo, fotógrafo e videomaker. Exerce atividades nas áreas das Artes Cênicas, estudando a hibridação entre técnicas de movimento, novas tecnologias e esportes de ação urbanos como: BMX STREET e LE PARKOU, como pesquisa para criação em dança.
Tem conhecimento em diferentes estéticas de dança (Ballet Clássico, Dança Moderna, Contemporânea e Popular), esportes de ação, e em Audiovisual. Cursou o Bacharelado Interdisciplinar em Artes na Universidade Federal da Bahia (UFBA), e o curso TÉCNICO EM DANÇA – HABILITAÇÃO EM COREOGRAFIA pela Escola de Dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB).
MATIAS SANTIAGO
Matias Santiago é professor, bailarino, coreógrafo e gestor cultural. Integrou o elenco de importantes companhias de dança do Brasil, como o Balé Teatro Castro Alves- BTCA, Bahia e o Grupo Corpo de Minas Gerais, além de grupos e companhias internacionais. Foi coordenador dos Cursos Livres da Escola de Dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia, instituição pela qual é formado como Bailarino Profissional. Mestre em Dança pelo PPGDança-UFBA, atualmente é Professor do curso de licenciatura em Dança na modalidade à distância da UFBA, Diretor Artístico do Balé Jovem de Salvador e Doutorando pelo PPGDança-UFBA, sob a orientação da Prof. Dra. Lúcia Matos.

O VIVADANÇA é um espaço de celebração da dança e da diversidade em movimento. Ao longo de 13 anos de história, o festival coloca a Bahia na rota de eventos calendarizados promovendo ricos diálogos e intercâmbios culturais.

O VIVADANÇA é um espaço de celebração da dança e da diversidade em movimento. Ao longo de 13 anos de história, o festival coloca a Bahia na rota de eventos calendarizados promovendo ricos diálogos e intercâmbios culturais.