Face(s) of Basadi


FACE(S) OF BASADI – GABY SARANOUFFI (2021)

África do Sul | Madagascar

SERVIÇO

01/05
20h
Stage Pluss

disponível por 48h

SINOPSE

“FACE(S) OF BASADI” é um conceito de instalação de artes cênicas de Gaby Saranouffi apresentado pela primeira vez como colaboração com a fotógrafa Jodi Bieber. Atualmente, Gaby Saranouffi foi convidada a apresentar o trabalho como um filme de dança. A obra explora os passos importantes que as mulheres na África dão em suas jornadas culturais ou tradicionais, por exemplo: usar o rito de passagem como pilar. Além disso, analisando a forma como a Reed Dance Ceremony tem sido usada em algumas partes da África do Sul para encorajar e apoiar as jovens em sua jornada para se tornarem mulheres.

Sobre Gaby

Gaby Saranouffi, dançarina, coreógrafa e diretora artística da ITROTRA Art X Conexão. Ela vive e trabalha na África do Sul e Madagascar. Selecionado pela Malagasy Media como “Artista do Ano 2007” na categoria ‘Dança’, de o que a coloca entre as 10 pessoas que mais contribuíram para o desenvolvimento de Madagascar, ela foi condecorada e recebeu uma medalha de “Cavaleiros deda Ordem das Artes e das Letras e Cultura”. Gaby Saranouffi é uma das mais importantes artistas femininas pioneiras que marcaram a história da dança em Madagascar.

 

Ela estabeleceu em seu país um novo conceito estratégico de política cultural que beneficiou a povo de Madagascar e abriu portas para muitos artistas malgaxes. Em julho de 2020, foi agraciada com a “Standard Bank Award Standing Ovation” com a peça “CORPS/BODY”, co-coreografado com Moeketsi Koena.

FICHA TÉCNICA

Concept, Choreographer, Performer Gaby Saranouffi (Madagascar)

Dramaturgy, Film Director, Installation Moeketsi Koena (South Africa)
Photographer Denis Rion (France)
Filmmaker Paparazzi Pixel (South Africa)
Costume designer Songezo Mcilizeli (South Africa)
Music Composition Pascal Raymond (Reunion Island)

Production: ITROTRA ART X CONNECTION

Partners: the Goethe-Institut South Africa as part of the Goethe-Institut Project Space

(GPS), The Market Laboratory, French Alliance of Durban




regua-de-marcas-vivadanca1024_C