home > blog >  inscrições prorrogadas para o projeto OFICINAS DO MUNDO com equipe de Thomas Lebrun

Inscrições prorrogadas para o projeto OFICINAS DO MUNDO com equipe de Thomas Lebrun

Oficinas do mundo com Thomas Lebrun

O Festival Internacional VIVADANÇA, em parceria com o MID – Movimento Internacional da Dança (Brasília) recebe presencialmente o projeto OFICINAS DO MUNDO – Residência de Criação Coreográfica para a Infância com a equipe de Thomas Lebrun, diretor e coreógrafo do Centro Coreográfico Nacional de Tours – CCNT , no dia 26 de abril , terça-feira, das 10h às 13h e das 14h às 17h no Teatro Vila Velha.


A oficina oferece uma ação formativa de dança a partir de estéticas e temáticas voltadas para o público infanto-juvenil, de alto impacto e reconhecimento. A oficina visa promover aos participantes atividades de criação e intercâmbio cultural com o processo artístico de Thomas Lebrun. As inscrições foram prorrogadas até o dia 21/04, quinta-feira, e podem ser realizadas
neste link. O resultado será divulgado no dia 22/04 no site oficinal do VIVADANÇA 2022. 

 

OFICINAS DO MUNDO é um projeto de residência de criações coreográficas com foco na infância. A equipe de Thomas Lebrun, diretor coreográfico do Centro Coreográfico Nacional de Tours – CCNT(França), com ampla experiência em criações artísticas voltadas a este público-alvo, são os convidados para ministrar residências presenciais durante o mês de abril em cinco cidades brasileira. Para conhecer mais sobre o centro acesse: www.ccntours.com

O projeto inclui um conjunto de ações de qualificação e capacitação profissional em várias etapas. A primeira etapa do projeto prevê oficinas presenciais em cinco cidades do Brasil: Brasília (DF); Campo Grande (MS);  Fortaleza (CE);  Porto Alegre (RS) e  Salvador (BA), com a equipe do coreógrafo francês.

Na segunda etapa, serão escolhidos até 2 dois participantes por cidade, que participarão de uma imersão no conteúdo artístico de Lebrun, durante 12 dias, em Brasília, no Distrito Federal, durante o MID. Já na terceira etapa, os participantes poderão ser convidados pelos diretores e curadores do MID (BSB) e/ou VIVADANÇA (BA) a apresentar o resultado de seus trabalhos como parte da programação dos festivais, em abril e maio de 2023. Os trabalhos também poderão ser convidados a compor a programação do Centro Coreográfico Nacional de Tours – CCNT, na França, em 2024.

 


O núcleo criativo deste projeto é constituído por artistas da dança contemporânea francesa e brasileira que oferecem diferentes propostas de acesso à dança, a partir das vivências estéticas destas duas culturas, acreditando que a observação e o contato com outras culturas venham a dinamizar e alimentar criações artísticas locais.

 


Um dos principais objetivos do projeto é oferecer uma ação formativa de dança a partir de estéticas e temáticas voltadas para o público infanto-juvenil, de alto impacto e reconhecimento. Esta ação proporcionará atividades que servirão como fontes complementares de qualificação e renovação de conhecimentos para jovens coreógrafos e dançarinos, estimulando e fortalecendo a cadeia produtiva. Assim como  colaborar para a formação de um novo público através de espetáculos para a infância.


A residência também visa o aproveitamento e amadurecimento artístico dos criadores que têm a arte para a infância e juventude como tema. Durante o projeto, eles terão a oportunidade de desenvolver uma atividade de criação artística e intercâmbio cultural, possibilitando trocas valiosas e estimulando a inserção profissional destes artistas no mercado de trabalho local, nacional e internacional.


Observação:
Será levada em consideração,  durante a seleção, a participação das diversas etnias, como política de reparação histórica adotada pelo projeto.


INFO


Etapa 1         

Período de 19 a 28 de abril de 2022.

Salvador (BA)…………… 26.04 

Público alvo:

Preferencialmente coreógrafas e coreógrafos que desenvolvam trabalhos para a infância; dançarinos e intérpretes com atuação em espetáculos para a infância; profissionais das artes cênicas com interesse na criação de espetáculos de dança para a infância. 

Número de participantes em cada encontro: até 20 pessoas.

Horários dos encontros: das 10h às 13h e das 14h às 17h.  

Inscrições, divulgação e seleção dos participantes será de responsabilidade da produção de cada cidade.


Etapa 2  

Período: de 5 a 17 de setembro de 2022.

Local: Brasília (DF)

Horários dos encontros – das 10h às 13h e das 14h às 17h.  

Para a segunda etapa, serão escolhidos até 2 (dois) participantes por cidade (exceção de Brasília que escolherá até 10 (dez) participantes), totalizando no máximo 18 (dezoito)  pessoas, que participarão de uma imersão com equipe de Thomas Lebrun, durante doze dias, no Distrito Federal. O projeto contempla os selecionados com hospedagem e alimentação. 


Observação

Entre a segunda e terceira etapas os participantes terão encontros virtuais com Thomas Lebrun.


Etapa 3

Período: abril e maio de 2023.

Local: Brasília (DF) e Salvador (BA) 

VIVADANÇA is a place to celebrate dance and the diversity of movement. Throughout its 14 years of history, the festival has put Bahia on the spotlight as one of the main annual events in Brazil, promoting meaningful dialogues and cultural exchange.

logo-vivadanca-100px

VIVADANÇA is a place to celebrate dance and the diversity of movement. Throughout its 14 years of history, the festival has put Bahia on the spotlight as one of the main annual events in Brazil, promoting meaningful dialogues and cultural exchange.

regua-de-marcas-vivadanca1024_C

2021 – Vivadança International Festival