vivadança 2021 > programação > espetáculos > deus nos acuda
deus nos acudi
Deus nos Acudi (Deus nos Acuda)
de Pak Ndjamena (Moçambique) | LIVRE | 27 min
ESTREIA 6 de maio 2021 (quinta-feira) às 20h
disponível por 48h
SINOPSE
Este projeto fílmico questiona e dialoga sobre as sociedades de consumo e o lugar do corpo na atualidade, revelados a partir de seu universo cultural. Observa como isso vem sendo perpetuado e aplicado ao longo da história, na manutenção do domínio pelo poder; onde a religiosidade secularizada, as crenças, as divindades, rituais, mitos estão interligados no cotidiano e como se fragmentam e podem ser utilizados como uma das estratégias para controle social, afetando diretamente os corpos e a sociedade como um todo, através de regras e padrões.

SOBRE Pak Ndjamena (Moçambique)
Pak Ndjamena é um artista multifacetado que engloba vários ofícios, incluindo dançarino, coreógrafo, produtor cultural, músico e ator. Pak Ndjamena não vê a arte de forma linear, mas colaborativa, tendo ao longo da sua carreira colaborado com artistas de vários géneros artísticos e oriundos de várias geografias. Mesmo assim, Pak Ndjamena não se considera fluente em nenhuma língua nem pertencente a um território geográfico dissociado da arte. Apesar de ter orgulho de suas raízes africanas, ele se considera um cidadão mundial e vê a arte como uma linguagem comum que permite a comunicação com colegas de qualquer lugar do mundo. Como resultado dessa visão, Pak viajou para mais de 10 países para exibir sua arte em suas várias formas. Tendo a dança contemporânea a arte mais preponderante na sua carreira artística, Pak coreografou e interpretou mais de 20 peças e foi o vencedor do Mozal Arts & Culture Award 2019, na categoria de dança em Maputo, Moçambique.
FICHA TÉCNICA
Produção – Bernardo Guiamba
Realização – Pak Ndjamena
Diretor de fotografia – Bhaka Yafole
Trilha sonora – Yuru Yuyungai / Pak Ndjamena and Roots Traditional Mozambican Music
Roteiro – Pak Ndjamena
Fotografia – Mariano Lopes Silva
Design Gráfico – Mélio Tinga
Coordenação de produção – Lisandro Jordão
Textos – Pak Ndjamena
Edição – Yafole Estudio
Captação – Estúdio Alabastro
Ator/ Performer – Pak Ndjamena


O VIVADANÇA é um espaço de celebração da dança e da diversidade em movimento. Ao longo de 13 anos de história, o festival coloca a Bahia na rota de eventos calendarizados promovendo ricos diálogos e intercâmbios culturais.

O VIVADANÇA é um espaço de celebração da dança e da diversidade em movimento. Ao longo de 13 anos de história, o festival coloca a Bahia na rota de eventos calendarizados promovendo ricos diálogos e intercâmbios culturais.
