vivadança 2021 > programação > espetáculos > dançando ao anoitecer

Dancing at dusk – a moment with Pina Bausch’s The Rite of Spring (Dançando ao anoitecer – um momento com A Sagração da Primavera de Pina Bausch)

de Florian Heinzen-Ziob (Reino Unido, Alemanha, Senegal) | LIVRE
ESTREIA 29 de abril 2021, 20h
disponível até 7 de maio 2021

Ingressos: R$ 10 

créditos: polyphem Filmproduktion

SINOPSE

Pina Bausch Foundation, École des Sables and Sadler’s Wells apresentam:

 Dancing at Dusk – A moment with Pina Bausch’s The Rite of Spring

 

Neste filme deslumbrante, a coreografia icônica de Pina Bausch a “Sagração da Primavera” é dançada em um cenário extraordinário, na praia de Toubab Dialaw, Senegal. Filmado à medida que o mundo descia para o lockdown, capta o último ensaio de uma companhia especialmente montada de 38 dançarinos de 14 países africanos países, e documenta um momento único em seus preparativos para uma turnê. Uma oportunidade rara de assistir a uma das maiores obras de dança do mundo.

créditos: polyphem Filmproduktion

SOBRE o processo

Na primavera de 2020, o trabalho seminal de Pina Bausch de 1975, A Sagração da Primavera, deveria fazer uma turnê pelo mundo. Realizada por uma companhia especialmente criada com 38 bailarinos de 14 países africanos, esta co-produção internacional entre Pina Bausch Foundation (Alemanha), École des Sables (Senegal) e Sadler’s Wells (Reino Unido) deveria ter estreado em março de 2020 em Dakar como parte integrante do novo trabalho criado e realizado por Malou Airaudo e Germaine Acogny, common ground[s]. Entretanto, poucos dias antes da estréia, as apresentações foram canceladas, pois os governos de todo o mundo proibiram as reuniões públicas e começaram a fechar suas fronteiras devido à pandemia do Coronavirus.  Antes de dissolver e fechar, a companhia aproveitou o momento para realizar um último ensaio em uma praia perto de sua base na École des Sables no Senegal. O cineasta Florian Heinzen-Ziob e sua equipe foram capazes de capturar este momento único em um filme deslumbrante.

Confira o trailer

Copyright © Pina Bausch Foundation

FICHA TÉCNICA

logos - pina baush's (fundo preto #C2C2C2) (1)

Dançarinos

Rodolphe Allui, Sahadatou Ami Touré, Anique Ayiboe, D’Aquin Evrard Élisée Bekoin, Gloria Ugwarelojo Biachi, Khadija Cisse, Sonia Zandile Constable, Rokhaya Coulibaly, Astou Diop, Serge Arthur Dodo, Estelle Foli, Aoufice Junior Gouri, Luciény Kaabral, Zadi Landry Kipre, Bazoumana Kouyaté, Babacar Mané, Vasco Pedro Mirine, Stéphanie Mwamba, Florent Nikiéma, Shelly Ohene-Nyako, Brian Otieno Oloo, Harivola Rakotondrasoa, Oliva Randrianasolo (Nanie), Asanda Ruda III, Tom Jules Samie, Amy Collé Seck, Pacôme Landry Seka, Gueassa Eva Sibi, Carmelita Siwa, Armel Gnago Sosso-Ny, Amadou Lamine Sow, Aziz Zoundi

 

Outros dançarinos da companhia

Korotimi Barro, Inas Dasylva, Franne Christie Dossou, Profit Lucky, Vuyo Mahashe, Didja Kady Tiemanta

 

Remontagem 2020

Diretora artística: Josephine Ann Endicott, Jorge Puerta Armenta

Diretores de ensaio: Clémentine Deluy, Çağdaş Ermiş, Ditta Miranda Jasjfi, Barbara Kaufmann, Julie Shanahan, Kenji Takagi

 

Produção do filme

Diretor e Editor: Florian Heinzen-Ziob

Diretor de fotografia e colorista: Enno Endlicher

Design e gravação de som: Armin Badde

Produção: polyphem Filmproduktion

 

 

A Sagração da Primavera (1975)
Coreografia: Pina Bausch
Música: Igor Stravinsky
Figurino e cenário: Rolf Borzik
Colaboração: Hans Pop

 

Dancing at Dusk – A moment with Pina Bausch’s The Rite of Spring é uma produção da Pina Bausch Foundation, École des Sables and Sadler’s Wells.

Filmado antes da necessidade de distanciamento social.

#DancingAtDusk

As duas produções Rite of Spring / common ground[s] realizarão turnê  em 2021.

The Rite of Spring / common ground[s] é uma produção da Pina Bausch Foundation, École des Sables & Sadler’s Wells, co-produzido com o Théâtre de la Ville, Paris; Les Théâtres de la Ville de Luxembourg; Holland Festival, Amsterdam; Festspielhaus, St Pölten; Ludwigsburg Festival; Teatros del Canal de la Comunidad de Madrid and Spoleto Festival dei 2Mondi. 

O projeto é financiado pelo German Federal Cultural Foundation, the Ministry of Culture and Science of the German State of North Rhine-Westphalia, and the International Coproduction Fund of the Goethe-Institut, e apoiado pelo Tanztheater Wuppertal Pina Bausch.

uma parceria com o MID – Movimento Internacional da Dança

logomid2021


uma promoção Goethe-Institut

GI_Logo_horizontal_green_sRGB

O VIVADANÇA é um espaço de celebração da dança e da diversidade em movimento. Ao longo de 13 anos de história, o festival coloca a Bahia na rota de eventos calendarizados promovendo ricos diálogos e intercâmbios culturais.

logo-vivadanca-100px

O VIVADANÇA é um espaço de celebração da dança e da diversidade em movimento. Ao longo de 13 anos de história, o festival coloca a Bahia na rota de eventos calendarizados promovendo ricos diálogos e intercâmbios culturais.

regua-de-marcas-vivadanca1024_C

2021 – Vivadança Festival Internacional