Da Besta Natureza do Ser
Da Besta Natureza do Ser
Direção geral: Mauricio de Oliveira
Direção artística: Laboratório Siameses
Roteiro: Elzemann Neves
11 min | LIVRE
SINOPSE
No labirinto do cotidiano, tudo parece operar para nos manter sobre controle. Como se vestir, como se portar, em quais espaços posso ou não ocupar: é um controle sistêmico sobre o que posso ser dentro de uma cidade imaginária, que vive de suas ilusões de cosmopolitismo. “Da besta natureza do ser” é um desvario por memórias, ilusões, personas que deslizam pela experiência autobiográfica do bailarino/coreógrafo Maurício de Oliveira.
O filme “Da besta natureza do ser” é a última criação do projeto “Afrosurto”, que busca no cruzamento da dança com outras linguagens artísticas compreender o corpo negro, político e ancestral, como ponto de partida para se compreender as possibilidades de futuro que podemos construir.
Realizado com o apoio do Edital Proac Expresso LAB 48/2020, Prêmio por Histórico de Realização em Dança.


Sobre Maurício de Oliveira
Diretor, coreógrafo e bailarino. Maurício de Oliveira nasceu em Goiânia. Sua trajetória profissional começou no Balé da Cidade de São Paulo (1989-1992), passou pelo Balé do Teatro Castro Alves, em Salvador (1993). Dançou em diversas companhias como Choreographishes Theater Von Johan Kresnik (1994-1996), Pretty Ugly Dance Company, sob a direção de Amanda Miller, Djazzex em Den Haag (1997), Leine & Roebana, em Amsterdam (1998), Paul Selwyn Norton, também em Amsterdam (1999) e Frankfurt Ballet (1999-2003), sob a direção de William Forsythe. No Brasil, criou e dirigiu a Companhia de Dança Siameses. Entre seus trabalhos estão “Jardim Noturno” (2010), Olhar Oblíquo (2006), D.G.LO (2007), Objeto Gritante (2011) e a Trilogia Alquímica (Nigredo, 2012; Albedo, 2014; Rubedo, 2016) além do solo “Fragile” (2008). Em 2019, motivado por novas possibilidades de exploração artística, criou o Laboratório Siameses, espaço de livre experimentação de pesquisa de linguagens, estreando como intérprete nos espetáculos “Da natureza da besta” e “O olho da agulha”, os filmes “Da besta natureza do ser” e “What If” e dirigindo “Moscas de Fogo”.

Sobre o Laboratório Siameses
Desdobramento dos 15 anos de investigação com a Companhia de Dança Siameses, o Laboratório Siameses é um espaço de criação artística que procura, nos cruzamentos entre pessoas e linguagens, entender novas formas de criar-junto. Assumindo os riscos de se construir algo em cima de parcerias improváveis e de terrenos inseguros, acreditamos que essa instabilidade é a chave para se redirecionar nossa visão sobre o corpo, a dança e a arte, sobretudo em redescobrir o prazer da criação artística. E não há nada mais subversivo do que despertar o prazer pelo nosso estar-no-mundo.
FICHA TÉCNICA
Direção geral: Mauricio de Oliveira
Direção artística: Laboratório Siameses
Roteiro: Elzemann Neves
Trilha: MuepEtmo
Desenho de som: Rodrigo Florentino
Pesquisa e concepção: Tono Guimarães
Intérprete: Mauricio de Oliveira
Direção de fotografia : Isadora Brant e Murilo Salazar
Câmera e captação de imagem holografia: João Caldas
Montagem: Cesar Gananian
Captação de som : Equipe Produções
Colorista: Camila Picolo
Mixagem: Fred Kesselring
Criação de luz / imagens espetáculo “Da Natureza da Besta”: Mirella Brandi
Figurino: Acervo Laboratório Siameses
Direção de produção: Alessandra Herszkowicz
Assistente de produção: Fernando Araújo
Estúdio de gravação: Formato Estúdio
Designer gráfico e mídias sociais : Tono Guimarães
