vivadança 2022 > bahia mundo podcast

Selo_Bahia Mundo

Em 2022, o VIVADANÇA Festival Internacional retorna com o Bahia Mundo, podcast em cinco episódios com convidados muito especiais: bailarinos e coreógrafos baianos que saíram da Bahia e ganharam o mundo. Ao longo do programa, conheceremos a experiência de artistas que se estabeleceram no mercado profissional da dança em diversos países ao redor do mundo. A ideia é conhecer suas trajetórias que inspiram a abrir novos horizontes de possibilidades no campo da dança no mundo. Apresentado por Sérgio Cerviño Rivero, os episódios do Bahia Mundo estreiam no dia 04/05 às 10h e no Spotify do Teatro Vila Velha.

 

Conheça os entrevistados da segunda temporada:

BAHIA MUNDO – EPISÓDIO 01

carlos durval 7

Apresentação: Sérgio Cerviño Rivero

Convidado: Carlos Durval (Estados Unidos)

Carlos dos Santos Jr. é um reconhecido bailarino, coreógrafo e professor. Atuou como bailarino principal em grandes companhias de dança dos Estados Unidos e do Brasil, incluindo Alvin Ailey Repertory Ensemble, Complexions Contemporary Ballet, Cleo Parker Robinson Dance Ensemble e DanceBrazil (EUA); além do Grupo Salto, Balé Folclórico da Bahia e Balé do Teatro Castro Alves (Brasil).

BAHIA MUNDO – EPISÓDIO 02

gisela

Apresentação: Sérgio Cerviño Rivero

Convidada: Gisela Rocha (Suiça)

Gisela Rocha é uma coreógrafa brasileira, terapeuta e facilitadora de coaching de grupo reconhecida internacionalmente pelos seus 30 anos de trabalho profissional de coreografia e direção, apresentado na América, Europa, Ásia e Brasil.

BAHIA MUNDO – EPISÓDIO 03

Leo yellow

Apresentação: Sérgio Cerviño Rivero

Convidado: Leonardo Rodrigues (Alemanha)

Leonardo Rodrigues é um soteropolitano e artista da dança radicado na Alemanha que já trabalhou para diversas companhias na Europa, como intérprete exerceu funções para o Staatstheater Nuremberg, l’Opéra Comique em Paris, Grand Théâtre de Genève, Staatstheater Berlin, Staatstheater Darmstadt, Steptext Projects em Bremen. Nos seus mais recentes trabalhos, Leonardo atuou como diretor de ensaios para o Dance Theatre Heidelberg junto com o diretor artístico Iván Pérez. Atualmente Leonardo trabalha coordenando os ensaios, apresentações e pesquisas de movimento para a companhia CocoonDance na cidade de Bonn na Alemanha e Monthey na Suíça. Na área de educação da dança, Leonardo é um alumni da Frankfurt University of Music and Performing Arts onde completou o seu Mestrado em Arts. O artista utiliza suas experiências profissionais para trabalhar com corpos diversos que nem sempre estão absolutamente ligados a dança como no #CreatorforDiversity, projeto de dança que centra sua narrativa em grupos de corpos marginalizados.

BAHIA MUNDO – EPISÓDIO 04

Rosangela-1

Apresentação: Sérgio Cerviño Rivero

Convidada: Rosangela Silvestre (Estados Unidos)

Rosangela Silvestre é coreógrafa, instrutora, dançarina e criadora da Técnica Silvestre. Natural de Salvador, Bahia, Brasil e graduada em Dança e pós-graduada em Coreografia, na Universidade Federal da Bahia (UFBA) realizou estudos em dança e música no Brasil, integrada a experiências na Índia, Egito, Senegal e Cuba. Ao longo do tempo, a mesma adquiriu formação em diversas técnicas tais como: Martha Graham, Limón, Horton, Barra ao solo, Ballet Clássico, Técnica Dunham e também tem experimentado diversas expressões de dança – Contemporânea, Folclórico, bem como danças tradicionais da África e outros continentes. Seus instrutores incluem Raimundo Bispo dos Santos (Mestre King), Mercedes Baptista, Clyde Morgan, Carlos Moraes, Nelma Seixas. Desde 1981, Silvestre começou a viajar dentro e fora do Brasil para dar treinamento a bailarinos, ministrar aulas e palestras.

BAHIA MUNDO – EPISÓDIO 05

Tereza

Apresentação: Sérgio Cerviño Rivero

Convidada: Tereza Matos (Alemanha)

Tereza Matos é bailarina e coreógrafa brasileira radicada na Alemanha. Tendo o início de seus estudos em ballet clássico em Itabuna, a bailarina migrou para Salvador para aperfeiçoar seus estudos na UFBA . Posteriormente, foi para a Alemanha e aprofundou o aprendizado na dança moderna de Kurt Joos, Mary Wigman, Pina Bausch e Susanne Linke e na escola Folkwang Universität der Künste – Essen. Atualmente trabalha dando aulas no Tanzhause NRW, Ballettschule Keiserswerth, Gemmas` Ballettschule. works shop para professores de metodologia e pedagogia do Balé.

APRESENTADOR

Sérgio Rivero

Sérgio Cerviño Rivero

Professor, videomaker, dramaturgo, músico, crooner, arquiteto, mestre em teoria literária e doutor em comunicação. Docente e oficineiro, há mais de 30 anos, mergulhado em Processos Criativos, trafegando por várias áreas do conhecimento considero-me, então, um Criador Cultural, atuante na concepção, desenvolvimento e realização de múltiplos projetos.

À coreógrafa Cristina Castro a gratidão eterna por também acreditar nisso e me convocar para trabalhar com ela na dramaturgia de seus três últimos espetáculos.


E agora, em mais uma de suas criações, os podcasts Bahia Mundo – esse privilégio narrativo – ao participar, como entrevistador e ouvinte, da Odisséia orgulhosamente apresentada por dançarinos baianos espalhados pelo mundo.


Mais uma vez me deparo, reverencio e me emociono, com as histórias que sempre me encantam.

logo-vila
regua-de-marcas-vivadanca1024_C