vivadança 2021> programação > espetáculos > adupé obaluaê
adupé obaluaê
Adupé Obaluaê
de Gil Alves e Wendel Assis | LIVRE | 3’48”
ESTREIA 29 de abril 2021, às 17h45
Disponível até 9 de maio 2021
SINOPSE
O vídeo Adupé Obaluaê, que foi inspirado na canção (com o mesmo nome), do pianista, cantor e compositor Zé Manoel, é sobre a nossa ancestralidade e retrata a cura através da dança. Obaluaê é o orixá da cura em todos os seus aspectos, da terra, do respeito aos mais velhos e protetor da saúde. A proposta da Obra é mergulhar e revisitar, num processo contínuo, intenso, reflexivo e incessante de forma muito especial aos nossos ancestrais e o universo imagético religioso do candomblé. O vídeo foi dirigido por Wendel Assis e Gil Alves (que roteirizou, dirigiu, produziu e atuou no vídeo) e coreografado por Jorge Silva. Esse projeto recebeu prêmios de melhor Dance Filme no Festival International Music Video Underground (Paris, 2020), Best Art Music Video e Dance Music Video no IMVA (Londres, 2021) e de melhor coreografia no Festival Nacional m-v-f Awards 2020, além das indicações de Melhor Fotografia e Videoclipe Nacional, junto aos vídeoclipes de Milton Nascimento, Criolo, Elza Soares, Black Alien, dentre outros grandes artistas.

SOBRE Gil Alves
Formado em Produção Audiovisual pela Faculdade UniJorge (Salvador / Bahia) e em bailarino / professor de dança pela Escola de Dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB). Atuou como bailarino na Cia. Viladança do Teatro Vila Velha (Salvador / Bahia) sob a direção da coreógrafa Cristina Castro e foi bailarino, coreógrafo e backing vocal da artista Daniela Mercury, durante 12 anos, realizando tours nacionais e internacionais, em grandes festivais de música e arte pela Europa, África, EUA e América Latina. Na mesma época iniciou estudos em Canto e Harmonia na Escola de Música Ambah1 sob a direção dos músicos Gerson Silva e Letieres Leite na cidade de Salvador. A partir de 2010, começou sua atuação como Diretor Artístico de espetáculos e shows musicais.
FICHA TÉCNICA
Direção: GIL ALVES / WENDEL ASSIS
Roteiro e Performance: GIL ALVES
Direção de Arte: GIL ALVES / JORGE SILVA
Dir. Fotografia e Color: WENDEL ASSIS
Montagem e Finalização: RANA TOSTO
Motion Design: VANESSA MOURA
Sound Design: ANDREA MARTINS
Drone: JOSÉ ADILSON
Assistência de Direção e Fotografia: MARIA MANGO
Produção: ROBERTO MONTENEGRO
Coreografia: JORGE SILVA
Figurino e adereço: LUCIANO SANTANA
Elementos Cênicos: JORGE ALBERTO
Designer Gráfico: ERIC MELLO
Assessoria de Comunicação: BEBEL PRATES
Social Media: BIA BEM
Legenda em Inglês: PAULO ESTEVES
Legendas em Espanhol: BOCHA CABALLERO
Legendas em Japonês: RODOLFO WATANABE/ BRUNA ITO 翻訳者: 伊藤 ナツミ


O VIVADANÇA é um espaço de celebração da dança e da diversidade em movimento. Ao longo de 13 anos de história, o festival coloca a Bahia na rota de eventos calendarizados promovendo ricos diálogos e intercâmbios culturais.

O VIVADANÇA é um espaço de celebração da dança e da diversidade em movimento. Ao longo de 13 anos de história, o festival coloca a Bahia na rota de eventos calendarizados promovendo ricos diálogos e intercâmbios culturais.
